O Cabo Espichel é um dos locais mais notáveis da Costa Portuguesa, não só definindo o fim da zona terrestre e o início da imensidão do mar, mas sendo também local de cultos religiosos. Na sua extremidade, vislumbra-se, a vertiginosa Baía dos Lagosteiros.
O Cabo Espichel tem também grande interesse do ponto de vista botânico e do ponto de vista ornitológico, sendo especialmente apropriado para programas de observação da fauna, flora e da paisagem.
Do ponto de vista da flora destaca-se neste local a presença de duas espécies endémicas arrabidenses, a Corriola do Espichel e o Trovisco do Espichel, plantas extremamente raras que existem apenas nos afloramentos calcários e nas arribas costeiras do cabo Espichel.
Nas suas origens serviu de lugar defensivo do território. No século XVIII se ergueu nos seus arredores um santuário dedicado a Nossa Senhora do Cabo, que conta a lenda apareceu à um casal de idosos neste lugar no ano de 1410. Foi o primeiro lugar onde se instalou um farol para iluminar a costa conhecida pelos ingleses como 'Costas Negras' no ano de 1790.
O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel é um dos mais importantes do concelho de Sesimbra. Como o seu próprio nome indica está situado nas imediações do Cabo Espichel. Foi construído no século XVIII. É de planta longitudinal composta por uma nave e capela-mor. Em cada lado da sua fachada encontram-se as torres sineiras. Unido ao Santuário encontra-se um conjunto de dependências que serviam de refúgios para os peregrinos. Está classificado como Bem de Interesse Público desde o ano de 1950.
A presença de um trilho fóssil de pegadas de dinossauros, com origem na praia subindo a falésia até ao planalto onde se encontra o Santuário, deu origem a uma lenda curiosa, que relata a existência de um animal, designado por "MUA", o qual teria conduzido Nossa Senhora, da praia até ao planalto. De facto, até 1428, a ermida era conhecida por Santa Maria da Pedra da Mua.
Realça-se ainda, no Cabo Espichel, a sua componente geológica. Merecem referência especial as arribas de origem sedimentar formadas por múltiplas camadas diferenciadas, onde se podem encontrar vários conjuntos de pegadas de dinossauros.
Para saber mais:
Fontes: