terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ruas Floridas 2015

Entre 1 a 9 de Agosto de 2015 decorreram as Ruas Floridas no Redondo e nós fomos visitar esta festa cheia de cor! Se este ano houver de novo este evento, fica aqui o gostinho para que possam ir visitar o Redondo.
A festa das Ruas Floridas é completamente ao ar livre pelo que é um evento ao qual os cães podem aceder. Nós levámos o Sputnik connosco, sempre com a trela por causa das outras pessoas. Comemos em esplanadas e dormimos em casa de família que vive perto, mas o Redondo é uma localidade a que se pode chegar em menos de 2h de Lisboa, portanto este pode ser um programa de um dia, se houver forças e vontade para isso!



"As Ruas Floridas são um evento bienal de base popular, cuja tradição remonta ao século XIX e consiste na decoração das ruas da vila de Redondo com flores e outros objectos elaborados em papel colorido. Os residentes de cada rua organizam-se e escolhem um tema, cabendo a coordenação geral ao Município de Redondo."



"​No corrupio de gente atarefada, no entrar e sair de casas e casões, no constante frenesim que dura meses sente-se a corrente eletrificante destes percursos que só a noite sabiamente acalma, retomando pela fresquidão da manhã o seu vigor. Os "cabeças" e as suas gentes entre noites mal dormidas e a falta de apetite sonham com o dia seguinte entre pequenos mas reconfortantes descansos...




Mas nas ruas é mesmo assim, e durante esses meses o olfato reduz-se ao intenso odor das colas, os olhos vidrados não enxergam mais do que as resmas e rolos de papel, e tudo quanto é dado ouvir é o experimentado e monocórdico lamento das tesouras, assaltado por breves instantes num resmalhar de papel de uma qualquer rosa que acabou de florir.




A azáfama é extenuante, o desejo de tudo estar graciosamente composto para as festas recompõe e domina sentimentos e só nesta resiliência que lhe conhecemos poderemos encontrar a natural explicação para esta cruzada.



Este mesmo espirito de entrega foi reconhecido com a distinção Iniciativa Turismo do Alentejo 2013, no âmbito da quarta edição dos Prémios Turismo do Alentejo, e com a atribuição do Prémio Evento Público 2013, no seguimento da Gala dos Eventos de 2014, como um justo elogio à vontade dedicação e amor que a população deposita, desde há gerações, na construção deste magnifico certame."

in http://www.cm-redondo.pt/pt/site-acontece/Eventos/Paginas/Ruas-Floridas-2015.aspx

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A felicidade está nos actos

Apesar de ser uma matéria em que penso que muitos poucos possam dizer que são peritos, pois a felicidade não tende a ser algo constante e da teoria à prática vai sempre uma grande diferença.
Há pequenas coisas que nós próprios sabemos que ajuda a estarmos bem, começando pelo facto de termos de parar de procurar a felicidade constante ou olhá-la como algo inatingível.

Viajar é um acto de felicidade para muitos, mas para tantas outras pessoas, há muito mais que nos pode fazer feliz. O que nós defendemos é a procura e a persistência pelo que nos faz bem! Aprender a olhar a vida e vivê-la enquanto cá estamos.  A felicidade está nos actos, aprendi-o há algum tempo atrás. Não está em palavras e promessas e acções que partem só da boca dos outros e de nós próprios. Se olharmos mais para as nossas acções e para as dos que nos querem bem, valem mais do que mil palavras.
O segredo para estarmos bem parte de 3 coisas simples: ouvirmo-nos mais, estarmos com as pessoas que gostamos e nos fazem felizes e dedicarmos mais tempo ao que gostamos, sem pensar muito no resto.

O acto de ser optimista pode-se trabalhar com força mental de vermos as coisas pelo outro lado. E isso leva-nos a acreditarmos sempre que conseguimos fazer o que queremos. Porque conseguimos. Se o quisermos mesmo.

Sorri. O ato de sorrir – sozinho, com amigos ou família – tem uma grande influência no humor e energia das pessoas.

Abre as cortinas e deixa a luz entrar: Os raios solares podem influenciar positivamente a tua vida e o humor.

Sai de casa. Apanhar ar, fazer actividades. O contacto com a Natureza ajudam sim.

Come mais verdes: Para além de fazerem bem à saúde, um estudo revela que alimentos como os espinafres e a couve são importantes para a saúde mental. O segredo está no ácido fólico presente nestes alimentos que segundo alguns especialistas reduz o risco de depressão.

Melhora a tua alimentação. Deixar certos alimentos que carregam dioxinas, químicos e outros produtos, influenciam sempre a nossa saúde e o nosso bem-estar. Carnes vermelhas, lacticínios, açúcar, alimentos processados já seria bom deixar para começar. E parece mais difícil do que é :)

Exercício físico: Diversos estudos revelam que a prática desportiva influencia positivamente o humor e disposição das pessoas. Isto deve-se às endorfinas que o nosso corpo liberta durante a atividade física.

Brinca com o teu animal de estimação. Dedica mais tempo a coisas que parecem não ter importância.

Faz mais pausas. É bom pararmos com todo o ritmo frenético à nossa volta, largarmos comunicações e passarmos mais tempo connosco. Aprender a fazer isso é a chave para estarmos bem também com os outros.

Chocolate preto 70% e sem açúcar: O chocolate contém triptófano que aumenta a produção de serotonina no cérebro humano, levando a uma maior sensação de felicidade. Um quadradinho não faz mal a ninguém.

Para tudo na vida, no meio e na moderação está a virtude!