segunda-feira, 2 de abril de 2012

Marvão









A Vila de Marvão destaca-se de modo singular das demais povoações do território pois localiza-se sobre uma crista quartzítica (a maior e mais alta crista quartzítica a sul do Tejo ).
As cristas quartzíticas possuem algumas particularidades ornitológicas, o que faz da vila um excelente ponto de observação de aves. Com uma cota que oscila entre os 800 e 860 metros, encontra-se no ponto mais alto da bonita Serra de São Mamede. É uma zona que se destaca pela sua colónia de grifos e pela enorme diversidade de passeriformes, permitindo observar algumas espécies de aves pouco comuns no território nacional.
O concelho de Marvão situa-se na vertente Norte da Serra de S. Mamede, distrito de Portalegre, Alto Alentejo. A Sul encontra-se limitado pelo concelho de Portalegre, e a oeste por Castelo de Vide. A Este e a Norte faz fronteira com Espanha. Mais de 15Km desta fronteira é demarcada pelo Rio Sever.
Pela sua localização, um passeio pela vila, rodeada por muralhas do século XIII e do século XVII, remete-nos para a tranquilidade de outras épocas. As ruas são sinuosas com pequenas casas brancas, e tudo se encontra perfeitamente cuidado.
À entrada do castelo fica um tranquilo jardim com uma vista deslumbrante. Em qualquer parte que se olhe pelas muralhas, a vista perde-se no horizonte e a Serra de S. Mamede continua, impenetrável, num relevo irregularmente perfeito. Faz querer acariciar a superfície da terra com as mãos.

Para saber mais:
Câmara Municipal de Marvão
Guia da Cidade

2 comentários:

J. disse...

Gosto muito de Marvão!!! Tenho até saudades de voltar lá!!! Eu gosto de voltar aos sítios onde fui feliz!!

E gosto muito deste blog!!! ;)
Belíssimas fotos e belíssimos esboços!!!

Parabéns!!

zuska disse...

É bem verdade! Viajar também nos dá essa capacidade de nos ligarmos a lugares, e de trazermos um bocadinho deles connosco! :)

Muito obrigada pelas tuas palavras!
Vem visitar-nos e deixar o teu comentário quando quiseres! :)