segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vila Viçosa

      











Vila Viçosa não decepciona. Vila do distrito de Évora, limitada a Norte e Este por Elvas, a Sul pelo Alandroal, a Oeste pelo Redondo e a Noroeste por Borba.
Os duques de Bragança ali viveram durante vários séculos até à Proclamação da República, deixando-nos para visita as suas propriedades e o Paço Ducal de Vila Viçosa.
Vila Viçosa é conhecida internacionalmente pela abundância de mármore no concelho, nomeadamente o rosa, extraído e explorado a partir de mais de 160 pedreiras. 
Entre as várias personalidades naturais de Vila Viçosa, destaca-se a poetisa Florbela Espanca, precursora do movimento feminista em Portugal, e autora de fabulosas obras de arte.
Localizada numa das regiões mais férteis do Sul de Portugal, Vila Viçosa apresenta inúmeros monumentos de grande interesse, destacando-se o Castelo do século XIII, a Igreja Matriz, a Igreja e Convento dos Agostinhos, os Conventos de Santa Cruz, Capuchos, da Esperança ou o renascentista Convento das Chagas, bem como as muitas casas apalaçadas decoradas com o tradicional mármore, e a grande herança manuelina por entre pormenores arquitectónicos da vila. 
Vila esta que se mostra aprumadamente limpa e organizada. Dá vontade de nos perdermos pelas ruas estreitas do centro, observar os pormenores das casas e as flores às janelas.
Nós dedicámos mais algum tempo ao castelo e à vida dentro das muralhas. Como uma aldeia perdida no tempo, e cheia de pormenores interessantes, conversas de rua, miúdos a jogar à bola na estrada e movimento na vizinhança, deixámo-nos ficar sentados pelos passeios observando até ao anoitecer, quando a luz é outra, e as pessoas recolhem para jantar.
Ficou a vontade de absorver mais... 
...Talvez voltar!

Para saber mais: Guia da Cidade


4 comentários:

CV Love disse...

Tão bonitas!
É uma vila muito simpática já não vou lá uns tempos mas fiquei com vontade de voltar! =)

E ainda bem que voltaram os vosso posts! =DDD

zuska disse...

:) sim! também nós ficámos com vontade de voltar mal saímos! ehehe.

A ver se é desta que voltamos com força para por todos os passeios em dia! :)

Axle disse...

Estão excelentes, as fotografias... muito bem!

zuska disse...

:D