quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Caminhos do Aqueduto









O Aqueduto das Águas Livres, concluído em 1799, tem origem na zona de Belas e foi destinado a garantir o abastecimento de água à cidade de Lisboa. Entra em Lisboa através da arcada monumental do Vale de Alcântara e termina no Reservatório da Mãe d'Água, nas Amoreiras.
É composto por um sistema de recolha e transporte de água com uma extensão global de aproximadamente 60km.
A partir do Reservatório das Amoreiras a água era conduzida graviticamente e de forma ininterrupta, aos diversos chafarizes e fontanários da cidade através de um sistema de 5 galerias principais, visitáveis, e cuja extensão totalizava cerca de 12 km.
Ainda hoje é possível visitar o Aqueduto e ter uma vista diferente sobre parte de Lisboa, assim como é possível visitar o Reservatório da Mãe d'Água e o Reservatório da Patriarcal, no Princípe Real. 
Foi o que fizemos esta Primavera ao aproveitar o Dia dos Museus para visitar o aqueduto de forma gratuita, e mais tarde visitámos a Patriarcal e fomos surpreendidos por uma Lisboa subterrânea que não conhecíamos!
Lisboa é uma cidade de luzes maravilhosas e ao fim do dia o céu enche-se de cores quentes que valeram a pena ser apreciadas do cimo do nosso aqueduto!
As visitas não são caras e não são extensas, portanto são perfeitas para se fazerem numa tarde de passeio. Vêem-se aspectos diferentes da cidade e ficamos a conhecer um pouco mais da nossa história.

Sem comentários: