segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Fim-de-semana por Porto Covo

Há fins de semana que sabem a 2 semanas de férias de tão intensos que são.
Chegamos a domingo com uma sensação de alma cheia e satisfação. Segunda-feira ainda me sentia em férias! Porto Covo foi isso mesmo.

Partimos sexta à noite depois do trabalho e depois de deixarmos escoar o trânsito da ponte 25 de Abril. Seguimos pelas estradas nacionais assim que pudemos e chegámos já depois da meia-noite a S. Teutónio, onde uns amigos tinham alugado uma casa para a semana.
Uma casa enorme, rodeada de silêncio, que encontraram para alugar na net.


Sábado deixou-se a casa e seguiu-se para Porto Covo, para um belo dia de praia.
Para dormir, como não fizemos planos, estacionámos o carro junto a uma praia com acesso por um caminho de terra batida aos altos e baixos e cujo parque de estacionamento tinha apenas uma auto-caravana. 
Adormecemos a ouvir o mar e acordámos com a Ilha do Pessegueiro no horizonte.
Praia do Queimado com a Ilha do Pessegueiro ao fundo
Local de pernoita
É uma maravilhosa sensação de liberdade podermos dormir com vista privilegiada para o Oceano e escolhermos onde ficar. Desde que se tenha sempre em atenção deixar o lugar onde estivemos como o encontrámos.


Junto ao local onde estávamos estacionados passava a Rota Vicentina, "uma rede de percursos pedestres no Sw de Portugal, totalizando 400 km para caminhar, ao longo de uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras do sul da Europa."
Com um pouco de pesquisa verificámos que o Trilho dos Pescadores (que faz parte da rede de percursos da Rota Vicentina) passa por Porto Covo na etapa Porto Covo - Vila Nova de Mil Fontes.
"Esta é a etapa das praias, em que irá caminhar ao longo dos extensos areais das praias da Ilha do Pessegueiro, Aivados e Malhão e ainda descobrir pequenas enseadas desertas que o irão surpreender. É no entanto um percurso cansativo, dada a sua extensão e o piso sempre de areia."
Parece algo a experimentar futuramente!


O domingo chamou-nos para um pequeno-almoço nos croissants de Porto Covo e depois de uma manhã de preguiça, seguimos mais para Norte para S. Torpes, onde vimos o Sol despedir-se de um óptimo dia. 

Porto Covo
S. Torpes ao fim do dia
Comemos qualquer coisa num dos restaurantes junto à praia e foi tempo de seguir para Lisboa na companhia da Super Lua que tornava a noite mais clara.

O Verão deixa-nos leves e essa sensação permanece em nós para o início da semana. 
Tão bom!
Regresso a Lisboa
Fotos de Susana Gasalho ©Todos os Direitos Reservados. Tiradas com o telemóvel.

Sem comentários: